CORALUSP 12 EM PONTO

6×80
Em 2023 o CORALUSP 12 em Ponto propõe a realização da teatralização das canções compostas pelos compositores que completaram 80 anos em 2022. Este repertório coral baseado nas canções de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Jorge Benjor, Milton Nascimento, Paulinho da Viola e Tim Maia, vai muito além da simples comemoração de uma efeméride.
Estes compositores representam entre outras, uma série de tendências seminais da MPB, como a tropicália, o Samba rock, a soul music brasileira, o samba carioca e o sotaque mineiro do clube da esquina.
Apresentar este repertório se justifica como uma forma oferecer ao público além de um repertório de alta qualidade musical e poética, o conhecimento de uma tradição musical que pode apontar caminhos no futuro.
Regente: Eduardo Fernandes
Ensaios: Anfiteatro Camargo Guarnieri – Rua do Anfiteatro, 109 – 2° Andar, Sala 20 – Butantã | Segundas e Quartas das 12h às 14h.
Vagas: Abertas. Vozes masculinas com ou sem experiência | Testes presenciais.
CORALUSP ANDANTE

Sangue Mestiço
Cantos indígenas de tradições ancestrais diversas transmitem sua força e alertam para uma compreensão mais profunda sobre o planeta e suas reais necessidades.
Os cantos de origem africana são alguns dos maiores tesouros culturais que temos no Brasil, com sua rica profusão temática tanto rítmica quanto melódica.
O estudo da tradição musical europeia nos permite acessar diversas camadas da fruição musical nos campos do contraponto e da harmonia.
Nada mais justificável do que render homenagem e dedicarmo-nos a todas essas bases culturais, somando a elas por fim temas que ganham cada vez mais força em nosso tempo como a desopressão feminina e as pautas identitárias.
Regente: Tiago Pinheiro
Ensaios: Anfiteatro Camargo Guarnieri – Rua do Anfiteatro, 109 – 2° Andar, Sala 20 – Butantã | Terças das 17h30 às 19h.
Vagas: Encerradas.
CORALUSP AZUL

Jubileu Azul
Sob a regência de André Juarez, o CORALUSP Azul apresentará o projeto “Jubileu Azul”, que consiste em uma retrospectiva dos vinte e cinco anos de atividades do Grupo Azul, apresentando um repertório com as obras que foram mais significativas na trajetória do grupo ao longo desse período.
Regente: André Juarez
Ensaios: Azul Dia: Favo 17 – Rua do Anfiteatro, 181 – Butantã | Terças e Quintas das 12h às 14h
Vagas: Abertas. Tenores e baixos com ou sem experiência | Testes Presenciais.
Azul Noite: Favo 17 – Rua do Anfiteatro, 181 – Butantã | Segundas e Quartas das 20h às 22h, Sábados das 15h30 às 18h30.
Vagas: Abertas. Tenores e baixos com ou sem experiência | Testes Presenciais.
CORALUSP DONA YAYÁ

Agora!
Para o ano de 2023 o CORALUSP Dona Yayá, em conjunto com o CORALUSP Lapa, propõe o projeto “AGORA!” – Vozes recentes de São Paulo, cujo recorte de pesquisa de repertório e elaboração de arranjos será a produção de canções de música popular produzidas nos últimos anos na cidade de São Paulo.
Regente: Mauro Aulicino
Ensaios: Casa Dona Yayá (Centro de Preservação Cultural da USP) – Rua Major Diogo, 353 – Bixiga | Quintas (todas as vozes) das 18h30 às 21h45 e Terças (uma vez por mês para cada voz, modo online) das 19h30 às 21h45
Vagas: Encerradas.
CORALUSP FEMININO

Mulheres na música
Desde que as obras musicais começaram a ser registradas, se tem conhecimento de compositoras. Muitas não são famosas, como Barbara Strozzi, Amy Beach ou Ethel Smyth, mas há outras como Clara Schumann, Chiquinha Gonzaga ou Dolores Duran, que, em um universo musical muito mais masculino que feminino, ficam em segundo plano nos repertórios de grupos musicais, em especial no de coros.
Em virtude disso, em 2023 o CORALUSP Feminino apresentará um programa formado por peças compostas por mulheres, que falem sobre mulheres, ou que tenham sido marcadas pela interpretação de uma mulher.
Regente: Paula Christina Monteiro
Ensaios: Anfiteatro Camargo Guarnieri – Rua do Anfiteatro, 109 – 2° Andar, Sala 20 – Butantã | Segundas, Vozes separadas, uma voz por semana das 18h30 às 20h – Terças, todas as vozes das 18h às 21h
Vagas: Encerradas.
CORALUSP JUPARÁ

De Corpo e Alma
Atualmente, o CORALUSP Jupará trabalha o programa “De corpo e alma”. A proposta é apresentar obras do repertório coral de diferentes épocas e estilos, mas com ênfase na música antiga. O repertório deve, necessariamente, combinar composições sacras e seculares.
Regente: Alberto Cunha
Ensaios: Favo 16 – Rua do Anfiteatro, 197 – Butantã | Sábado das 15h às 18h.
Vagas: Encerradas.
CORALUSP LAPA

Agora!
Para o ano de 2023 o CORALUSP Lapa, em conjunto com o CORALUSP Dona Yayá, trabalha o projeto “AGORA!” – Vozes recentes de São Paulo, cujo recorte de pesquisa de repertório e elaboração de arranjos será a produção de canções de música popular produzidas nos últimos anos na cidade de São Paulo.
Regente: Mauro Aulicino
Ensaios: Biblioteca Mário Schenberg – R. Catão, 611 – Vila Romana, São Paulo | Quartas (todas as vozes) das 19h30 às 21h45 e Segundas (uma vez por mês para cada voz) das 19h às 21h45 | Soprano, contralto, tenor e baixo com ou sem experiência | Testes presenciais
Vagas: Encerradas.
CORALUSP SESTINA

Esperança
O CORALUSP Sestina propõe, em 2023, a apresentação de peças com a temática: “Esperança”. Como obra central teremos a composição de Nibaldo Araneda, encomendada pelo CORALUSP para dois coros (presencial e virtual).
Regente: Marcia Hentschel
Ensaios: Anfiteatro Camargo Guarnieri – Rua do Anfiteatro, 109 – 2° Andar, Sala 20 – Butantã | Sextas das 19h às 22h.
Vagas: Encerradas.
CORALUSP SUL FIATO

Trilha sonora
Uma das características do grupo Sul Fiato é realizar repertórios ecléticos, que incluem obras eruditas, populares e folclóricas, brasileiras ou estrangeiras. Em “Trilha Sonora” serão incluídas no programa peças de filmes ou seriados brasileiros e estrangeiros, mantendo, desta maneira, a variedade de estilos e sons, que já é uma tradição do grupo.
Regente: Paula Christina Monteiro
Ensaios: Anfiteatro Camargo Guarnieri – Rua do Anfiteatro, 109 – 2° Andar, Sala 20 – Butantã | Quartas, vozes separadas, uma voz por semana, das 18h30 às 20h30 – Quintas, todas as vozes das 18h às 21h.
Vagas: Encerradas.
CORALUSP TARDE

Os quatro elementos e o Feminino
As mulheres têm grande poder de força, transformação e ressignificação, assim como os Quatro Elementos: Água, Terra, Fogo e Ar. A transformação que o mundo precisa virá, com certeza, da energia feminina. O coletivo feminino do CORALUSP, em especial o Grupo Tarde, criará essa Energia.
Regente: Marcia Hentschel
Ensaios: Segundas-feiras (das 18h às 20h) | Anfiteatro Camargo Guarnieri – Rua do Anfiteatro, 109 – 2° Andar, Sala 20 – Butantã
Vagas: Encerradas.
CORALUSP XI DE AGOSTO

Miltons D’Elis
Em 2023 o CORALUSP XI de Agosto trabalha “Miltons D’Elis”, um programa formado por canções compostas por Milton Nascimento e nas músicas do repertório de Elis Regina.
Regente: Eduardo Fernandes
Ensaios: Faculdade de Direito – Largo São Francisco, 95 – 3º andar, Sala Almeida Júnior – Centro | Quartas das 19h às 22h e Sábado das 10h às 13h.
Vagas: Abertas. Vozes masculinas com ou sem experiência | Testes presenciais.
CORALUSP ZIMANA
Mapa da Música Coral
Nesse ano o CORALUSP Zimana dará continuidade ao programa Mapa da Música Coral, proposta de excursão musical que percorre diferentes países, épocas e estilos. O repertório passeia por vários períodos históricos, desde a Idade Média até os dias atuais, transitando ecleticamente pelas vertentes da música erudita e da música popular e folclórica. A linguagem musical é universal e mesmo aquelas peças cantadas em idiomas que nos são distantes e pouco conhecidos são capazes de transmitir múltiplas emoções a todos os ouvintes. Cada canção é um rico microcosmo e a combinação dessas canções em um programa de concerto proporciona uma prazerosa viagem sonora.
Regente: Alberto Cunha
Ensaios: Favo 16 – Rua do Anfiteatro, 197 – Butantã | Terças e Quintas das 20h às 22h
Vagas: Encerradas.