Conheça os grupos do CORALUSP


CORALUSP 12 EM PONTO

Foto: Gabriel Novais

Clube da Esquina

Realizar concertos com o repertório do disco Clube da Esquina, de Lô Borges e Milton Nascimento.

Regente: Eduardo Fernandes

Ensaios: Centro Cultural Camargo Guarnieri – Rua do Anfiteatro, 109 – 2° Andar, Sala 20 – Butantã | Segundas-feiras e Quartas-feiras (das 12h às 14h).

Vagas: Todas as vozes com ou sem experiência.

CORALUSP ANDANTE I e II

Foto: Gabriel Novais

Vertente

O projeto Vertentes pretende oferecer aos coralistas e ao público um percurso histórico e geográfico através das vertentes que formam a vocalidade coral brasileira

I- cantos tradicionais ameríndios
Através da parceria com a pesquisadora Marlui Miranda, o Coraluspconta com um extenso material de músicas de povos originários adaptadas para coro, presentes no livro/álbum Ihu- todos os sons e
no álbum Kewere-rezar, ambos com participação do grupo Beijo do Coralusp no início dos anos 1990. Serão interpretadas duas canções de diferentes etnias ameríndias presentes nesses trabalhos.

II – linha cronológica da música coral europeia
Será traçado um percurso histórico desde a vocalidade eclesiástica medieval e a polifonia renascentista até obras de compositores expressivos dos períodos barroco, clássico e romântico.

III – cantos de candomblé
Com base na pesquisa iniciada em 1988 pela equipe de estruturação musical da época, o Coralusp conta com um vasto material de cantos de candomblé, dos quais serão interpretados dois.

IV – brasil sincrético
Nesta parte do concerto apresentaremos alguns dos frutos da mistura destas ancestralidades. Serão interpretados cantautores consagrados como Assis Valente e Milton Nascimento e ao lado de jovens notáveis como Josyara e Kiko Dinucci.

Chegança

O grupo Andante II inicia seus trabalhos no ano de 2025, contando com integrantes que já tenham experiência prévia em canto coral e um estudo dedicado ao repertôrio solo. O objetivo do projeto é oferecer a estes coralistas e ao público uma experiência um pouco mais aprofundada nas possíveis complexidades do repertório coral, mantendo o ecletismo inerente à função de um coro amador. Além da linha mestra ligada a arranjos e composições prontas, os integrantes deste coro farão também a exploração de novos
territórios musicais, guiados por Zuza Gonçalves em workshops de Música do Círculo.

Regente: Tiago Pinheiro de Souza

Ensaios: Centro Cultural Camargo Guarnieri – Rua do Anfiteatro, 109 – 2° Andar, Sala 20 – Butantã.
Grupo Andante 1 – Terças-feiras (das 17h às 18h30).
Grupo Andante 2 – Quintas feiras (das 18h30 às 20h).

Vagas: Andante 1 – Todas as vagas com ou sem experiência.

Andante 2 – Todas as vagas com ou sem experiência.

CORALUSP AZUL

Foto: Gabriel Novais

 Projeto Azul Popular 2

A proposta do projeto ´´Azul Popular 2“ é a de fazer uma seleção das músicas do repertório do Grupo Azul do CORALUSP que mais atingiram o gosto popular ao longo de seus 28 anos de atividades, bem como realizar a confecção de novos arranjos de músicas que tenham essa mesma característica e retórica.

Regente: André Juarez

Ensaios: Azul Dia: Terças-feiras e Quintas-feiras (das 12h às 14h) | Centro Cultural Camargo Guarnieri – Rua do Anfiteatro, 181, Favo 17.
Azul Noite: Segundas-feiras, Quartas-feiras (das 20h às 22h) e Sábados (das 15h30 às 18h30) | Avenida Dr. Arnaldo 715, Rua Cerqueira Cezar, auditório.

Vagas: Azul Dia – Todas as vozes com ou sem experiência.

Azul Noite – Todas as vozes com ou sem experiência.




CORALUSP DONA YAYÁ

Foto: Gabriel Novais

PEDRA 90

Concluir o repertório do projeto PEDRA 90, com 14 músicas recolhidas da pesquisa de repertório desta ampla produção cultural de Pagodes e Sambas dos grupos prioritariamente de São Paulo neste período dos anos 80 e 90, projeto este cujas leituras se iniciaram em 2024, e para 2025 teremos a elaboração de arranjos, encomenda de arranios, leituras e ensaios para apresentações públicas em 2025.

Regente: Mauro Rodrigues Aulicino

Ensaios: Casa Dona Yayá (Centro de Preservação Cultural da USP) – Rua Major Diogo, 353 – Bela Vista | Quintas-feiras, das 19h30 ás 21h45, Ensaios de Naipe mensais (1ª terça feira do mês – SOPRANOS, 2ª terça feira do mês CONTRALTOS, 3ª terça feira do mês – TENORES,4ª terça-feira do mês BAIXOS, das 19h30 ás 21h45.

Vagas: Todas as vozes com ou sem experiência.

Incrições com o regente pelo e-mail: mraulicino@gmail.com




CORALUSP FEMININO

Foto: Gabriel Novais

Pra chegar mais perto delaS

Apresentar um programa com músicas de Chico Buarque de Holanda, que têm nome de mulheres, em comemoração a seus 81 anos de vida.

Regente: Paula Christina Monteiro

Ensaios: Segundas e Quartas – das 18h às 20h30 | Centro Cultural Camargo Guarnieri – Rua do Anfiteatro, 109 – 2° Andar, Sala 20 – Butantã.

Vagas: Sopranos e contraltos com experiência.

CORALUSP JUPARÁ

Foto: Gabriel Novais

De Corpo e Alma

Apresentar obras do repertório coral de diferentes épocas e estilos, mas com ênfase na
música antiga. O repertório deve necessariamente combinar composições sacras e seculares.

Regente: Alberto Cunha

Ensaios: Sábados das 15 h às 18h | Centro Cultural Camargo Guarnieri – Rua do Anfiteatro, 109- 2° Andar, Sala 20 – Butantã.

OFICINA: 6ª feira, das 20h00 ás 22h00

Vagas: Todas as vozes com experiência em canto Coral e leitura de partitura.




CORALUSP LAPA

Foto: Gabriel Novais

XIRÊ DE CANÇÕES

A criação de um projeto de repertório baseado em uma pesquisa com mais de 600 fonogramas de músicas do repertório da música popular urbana brasileira desde os anos 50 até os dias de hoje com canções que tragam em suas concepções musicais e em suas letras uma tradução poética ou citem elementos das culturas de matriz africana na diáspora afro brasileira, tendo como fio condutor o candomblé Ketu e o culto aos Orixás, e propõe também o dialogo poético entre as canções da música popular brasileira e a “orquestra do Candomblé – o GA, HUM, HUMPI e LE – revisitando as canções com suas claves e seus toques tradicionais. Nos propomos a criar um espetáculo com 15 canções, algumas delas com seus arranjos, leituras e instrumentação já iniciadas em 2024, nesta continuação do projeto pretendemos incluir novos arranjos vocais e novas instrumentações retendendo apresentar o proieto XIRÊ DE CANÇÕES em apresentações públicas.

Regente: Mauro Rodrigues Aulicino

Ensaios: Biblioteca Mario Schenberg – R. Catão, 611 – Lapa, São Paulo | Quartas feiras, das 19h30 ás 21h45. Ensaios de Naipe mensais (1ª segunda feira do mês – SOPRANOS, 2ª Segunda feira do mês – CONTRALTOS, 3ª segunda feira do mês – TENORES, 4ª segunda feira do mês BAIXOS), das 19h30 ás 21h45.

Vagas: Todas as vozes com ou sem experiência.

Incrições com o regente pelo e-mail: mraulicino@gmail.com



CORALUSP SESTINA

Foto: Gabriel Novais

Projeto Vitral

Com o projeto Vitral, a regente Marcia Hentschel reúne peças de diferentes estilos e períodos dentro do universo coral. No repertório combinam-se sacro e popular, desde o barroco até a atualidade, incluindo negro spiritual e canções da MPB. Destacam-se no repertório o Hino e Fuga de Felix Mendelssohn, o Madrigal de Gabriel Fauré e um movimento do Réquiem Alemão de Johannes Brahms.

Regente: Marcia Hentschel

Ensaios: Centro Cultural Camargo Guarnieri – Rua do Anfiteatro, 109 – 2° Andar, Sala 20 – Butantã | Sextas feiras (das 19h às 22h).

OFICINA: Regente Marcia – 2ª feira, das 16h00 ás 17h30 Rua do Anfiteatro 181 Favo 17.

Vagas: Vozes sopranos, Tenores e Baixos com experiência de 2 anos em coral.




CORALUSP SUL FIATO

Foto: Gabriel Novais

Canções da América

Apresentar um programa que contenha peças de países do continente americano, entre eles, Brasil, Estados Unidos, México, Argentina, Peru, entre outros.

Regente: Paula Christina Monteiro

Ensaios: 3ª feira das 18h às 20h30 no Centro Cultural Camargo Guarnieri. 5ª feira das 18h às 20h30 no ICB 3, Avenida Professor Lienu Prestes, 2415, Butantã.

 Vagas: Vozes Femininas com experiência, vozes masculinas com ou sem experiência.



CORALUSP TARDE 

Foto: Gabriel Novais

Repertório Eclético

O grupo Tarde inicia o ano de 2025 consolidando-se como um coral de vozes mistas trazendo para esta temporada um repertório eclético, mostrando a diversidade da música popular brasileira, e a Missa Festiva, de J. Leavitt.

Combinando a riqueza e a diversidade das canções brasileiras, com a beleza harmônica da Missa Festiva de John Leavitt, o grupo Tarde oferece um repertório que transita entre o popular e o erudito, criando uma experiência musical cativante para o público.

Regente: Marcia Hentschel

Ensaios: Segundas-feiras, das 18h às 20h | Centro Cultural Camargo Guarnieri – Rua do Anfiteatro, 109 – 2° Andar, Sala 20 – Butantã.

Vagas: Todas as vozes com ou sem experiência.

CORALUSP XI DE AGOSTO 

Foto: Rebeca Pereira

Divas da Música Brasileira

O repertório de grandes cantoras da Música Popular Brasileira

Realizar concertos com o repertório de canções do repertório de grandes cantoras da MPB, com ênfase especial em Elis Regina, que comemoraria 80 anos de nascimento em 2025. Este projeto será realizado em formato coral cênico.

Regente: Eduardo Fernandes

Ensaios: Faculdade de Direito – Largo São Francisco, 95 – 3º andar – Centro | Quartas feiras (das 19h às 22h) e Sábados (das 10h às 13h).

Vagas: Todas as vozes com ou sem experiência.

CORALUSP ZIMANA

Foto: Equipe CORALUSP

 Mapa da Música Coral

Apresentar um conjunto de peças significativas da música coral, de diferentes épocas e estilos, proporcionando ao público a oportunidade de ouvir obras de requintada expressão estética.

Regente: Alberto Cunha

Ensaios: Terças e Quintas ( das 20h às 22h) | Centro Cultural Camargo Guarnieri – Rua do Anfiteatro, 181, Favo 17, Butantã.

Vagas: Todas as vozes com ou sem experiência.