Conheça os grupos do CORALUSP

 CORALUSP 12 EM PONTO

10
Foto: Júlia Montesanti

A palo seco

Em 2021, o CORALUSP 12 em ponto trabalhará o programa “A palo seco”, composto por canções de compositores nordestinos de várias épocas e estilos, como Alceu Valença, Belchior, Caetano Veloso, Chico César, Dominguinhos, Gilberto Gil, Luiz Gonzaga, entre outros. Assim, oferece ao público a oportunidade de conhecer um amplo painel da música desenvolvida no nordeste brasileiro, que tem importância fundamental na MPB.

Regente: Eduardo Fernandes

Ensaios: Cidade Universitária da USP – segundas e quartas das 12h00 às 14h00 | Ensaios virtuais durante a pandemia

Inscrições 2021: Abertas | Tenores, barítonos e baixos com ou sem experiência | Testes virtuais

CORALUSP ANDANTE

Foto: Júlia Montesanti
Foto: Júlia Montesanti

Eclético

O projeto virtual para o primeiro semestre de 2021 concentra-se na preparação dos videoclipes “Trem das Cores” de Caetano Veloso com arranjo de Alberto Cunha e “Açucena”, música de um dos integrantes do grupo (Douglas de Oliveira) com arranjo de Carlos Bauzis.

No segundo semestre o projeto presencial traçará um paralelo entre a vocalidade renascentista italiana e a música popular brasileira, inserindo os coralistas e o público no universo da música antiga italiana, que é base para o desenvolvimento da música ocidental tal como a conhecemos hoje. Esta percepção amplia e aproxima conceitos dos universos chamados “erudito” e “popular” e abre terreno para a reverência a cantautores brasileiros como Caetano Veloso e Chico César.

Regente: Tiago Pinheiro

Ensaios: Cidade Universitária da USP – Andante I : Quintas 15h às 17h30, Andante II: Quintas 18h às 20h30 e Andante III: Terças 17h30 às 20h30 | Ensaios virtuais durante a pandemia (Andante I, II e III) em horário especial: Quintas das 17:30 às 19h

Inscrições 2021: Abertas | Tenores com ou sem experiência | Testes virtuais

CORALUSP AZUL

azul

Tudo Azul e Lá vem o Sol

Sob a regência de André Juarez, o CORALUSP Azul apresentará, no primeiro semestre, o projeto “Tudo Azul”, que consiste em apresentações remotas das músicas “All My Loving” – (Beatles) e” Guantanamera” (Joseóto Fernandes). Já a partir do segundo semestre, o projeto “Lá vem o sol”, trabalhará uma retrospectiva dos vinte e três anos de atuação do grupo através de um repertório coral, acompanhado por piano, baixo, bateria e percussão, com algumas das obras mais significativas realizadas ao longo desse período.

Regente: André Juarez

Ensaios: Cidade Universitária da USP – Azul dia: terças e quintas das 12h00 às 14h00 e Azul noite: segundas e quartas das 20h às 22h e sábados das 15h00 às 18h30 | Ensaios virtuais durante a pandemia em horário a definir semanalmente, de acordo com a disponibilidade da maioria.

Inscrições 2021: Fechadas.

CORALUSP DONA YAYÁ

yaya
Foto: Raquel Siphone

Agora!

Para o ano de 2021 o CORALUSP Dona Yayá, em conjunto com o CORALUSP Lapa, propõe o projeto “AGORA!” – Vozes recentes de São Paulo.

Regente: Mauro Aulicino

Ensaios: Casa de Dona Yayá – terças das 19h30 às 21h30 e quintas 19h00 às 22h00 |  Ensaios virtuais durante a pandemia

Inscrições 2021: Fechadas.

CORALUSP FEMININO

feminino
Foto: Júlia Montesanti

Mulheres na música

Desde que as obras musicais começaram a ser registradas, se tem conhecimento de compositoras. Muitas não são famosas, como Barbara Strozzi, Amy Beach ou Ethel Smyth, mas há outras como Clara Schumann, Chiquinha Gonzaga ou Dolores Duran, que, em um universo musical muito mais masculino que feminino, ficam em segundo plano nos repertórios de grupos musicais, em especial no de coros.

Em virtude disso, em 2021 o CORALUSP Feminino fará um programa de obras de um universo feminino, com peças compostas por mulheres, e outras, que remetam à mulher.

Regente: Paula Christina Monteiro

Ensaios: Cidade Universitária da USP – segundas das 18h30 às 20h00 e terças das 18h00 às 20h30 | Ensaios virtuais durante a pandemia

Inscrições 2021: Fechadas. 

CORALUSP JUPARÁ

jupara
Foto: Júlia Montesanti

De Corpo e Alma

Atualmente, o CORALUSP Jupará trabalha o programa “De corpo e alma”. A proposta deste projeto é apresentar obras corais de temática sacra e secular de diferentes períodos históricos, mas com ênfase no repertório renascentista e barroco. Dentro desse universo, é natural a recorrência de compositores como Orlando di Lasso, Claudio Monteverdi e Henry Purcell, que souberam explorar com excelência toda a expressividade e os variados matizes da música vocal. As obras desses períodos se adequam perfeitamente ao perfil de coro de câmara do Grupo Jupará. Paralelamente, o programa visita também a produção coral do século vinte, uma época extremamente rica em ideias originais e concepções estéticas ousadas.

Regente: Alberto Cunha

Ensaios: Cidade Universitária da USP – sábados das 15h00 às 18h00 | Atividades virtuais durante a pandemia 

Inscrições 2021: Abertas | Contraltos e tenores com experiência em canto coral | Testes somente quando voltarem as atividades presenciais.

CORALUSP LAPA

lapa
Foto: Raquel Siphone

Agora!

Para o ano de 2021 o CORALUSP Lapa, em conjunto com o CORALUSP Dona Yayá, trabalha o projeto “AGORA!” – Vozes recentes de São Paulo

Regente: Mauro Aulicino

Ensaios: Prefeitura Regional da Lapa – segundas das 19h30 às 22h15 e quartas das 20h às 22h | Ensaios virtuais durante a pandemia

Inscrições 2021: Fechadas.

CORALUSP SESTINA

sestina
Foto: Júlia Montesanti

Contraste

O CORALUSP Sestina propõe, em 2021, um passeio pela música coral dos séculos XX e XXI. No ano em que se comemoram os 100 anos de nascimento de Astor Piazzolla, revisitamos este compositor através de adaptações vocais de sua música instrumental e delineamos um panorama que contempla arranjos e obras corais de diversos compositores, estilos e formações, incluindo peças de Saint-Saëns, Samuel Barber, Lennon/McCartney e Caetano Veloso.

Regente: Márcia Hentschel

Ensaios: Cidade Universitária da USP – sextas das 19h00 às 22h00 | Ensaios virtuais durante a pandemia

Inscrições 2021: Fechadas.

CORALUSP SUL FIATO

sulfiato

Trilha sonora

Uma das características do grupo Sul Fiato é realizar repertórios ecléticos, que incluem obras eruditas, populares e folclóricas, brasileiras ou estrangeiras. Em “Trilha Sonora” serão incluídas no programa peças de filmes ou seriados brasileiros e estrangeiros, mantendo, desta maneira, a variedade de estilos e sons, que já é uma tradição do grupo.

Regente: Paula Christina Monteiro

Ensaios: Cidade Universitária da USP – quintas das 18h00 às 21h00 | Ensaios virtuais durante a pandemia

Inscrições 2021: Abertas | Baixos, com ou sem experiência em canto coral | Testes virtuais

CORALUSP TARDE 

tarde

Um Giro pelo Canto Coral 

Um Giro pelo Canto Coral
Em 2021, o programa do CORALUSP Tarde será eclético, contemplando arranjos de música popular brasileira e estrangeira, peças da renascença e negro spiritual. O repertório será pensado e dirigido por Marcia Hentschel e pelos monitores envolvidos no trabalho.

Regente: Marcia Hentschel

Ensaios: Cidade Universitária da USP – segundas das 18h00 às 20h00 | Ensaios virtuais durante a pandemia

Inscrições 2021: Fechadas.

CORALUSP TODO CANTO

todo-canto
Foto: Júlia Montesanti

Intercâmbios

“Intercâmbios” traz a ideia de troca, de doação, de influências de outros povos e de suas culturas. Em suma: uma simbiose das diversidades da produção da humanidade. O repertório será formado por peças de compositores que sofreram influência ou influenciaram outros compositores com suas obras. Exemplos: Debussy, que foi influenciado pelas músicas orientais, mas também influenciou o Jazz; Brahms, que buscou na música cigana inspiração para suas obras, e Villa Lobos, que correu o país atrás de peças de cada Estado, e influenciou muitos compositores, como Tom Jobim.

Regente: Paula Christina Monteiro

Ensaios: Cidade Universitária da USP – quartas das 18h00 às 21h00 | Ensaios virtuais durante a pandemia 

Inscrições 2021: Abertas | Tenores e baixos, com experiência em canto coral ou conhecimentos musicais | Testes virtuais

CORALUSP XI DE AGOSTO 

xi
Foto: Júlia Montesanti

Mil tons de Elis

Em 2021 o CORALUSP XI de Agosto trabalha “Mil tons de Elis”, um programa formado por canções do repertório de Milton Nascimento e de Elis Regina, tais como “Um girassol da cor do seu cabelo”, “Para Lennon e McCartney”, “Nada será como antes”, “Saudade dos aviões da Panair”, “Romaria”, “Redescobrir”, “O que foi feito de Vera”, “Como nossos pais”, “Arrastão”, entre outras.

Regente: Eduardo Fernandes

Ensaios: Faculdade de Direito da USP/Largo São Francisco – quartas das 19h00 às 22h00 e sábados das 10h00 às 13h00 | Ensaios virtuais durante a pandemia

Inscrições 2021: Abertas | Tenores, barítonos e baixos com ou sem experiência | Testes virtuais

CORALUSP ZIMANA

zimana

 Mapa da Música Coral

Nesse ano o CORALUSP Zimana dará continuidade ao programa Mapa da Música Coral, proposta de excursão musical que percorre diferentes países, épocas e estilos. O repertório passeia por vários períodos históricos, desde a Idade Média até os dias atuais, transitando ecleticamente pelas vertentes da música erudita e da música popular e folclórica. A linguagem musical é universal e mesmo aquelas peças cantadas em idiomas que nos são distantes e pouco conhecidos são capazes de transmitir múltiplas emoções a todos os ouvintes. Cada canção é um rico microcosmo e a combinação dessas canções em um programa de concerto proporciona uma prazerosa viagem sonora.

Regente: Alberto Cunha

Ensaios: Cidade Universitária da USP – terças e quintas das 20h às 22h | Atividades virtuais durante a pandemia

Inscrições 2021: Abertas | Todas as vozes, com ou sem experiência em canto coral | Testes somente quando voltarem as atividades presenciais