Alberto Cunha | Regente
É regente do CORALUSP desde 1986, tendo exercido a Direção Artística desta instituição entre 2010 e 2013. Atualmente, dirige os grupos Zimana e Jupará. É pós-graduado em Música pela ECA-USP, com mestrado na área de Canto Coral. É também bacharel em Física pela USP, tendo realizado vários projetos na área de Acústica Musical. Como regente, à frente do CORALUSP, do Madrigal Levare e do Coral Paulistano, do Theatro Municipal de São Paulo, dirigiu importantes obras do repertório coral, como a Missa do Orfanato K.139, de Mozart, a Paukenmesse, de Haydn, o “Rei Artur” e “A Tempestade”, ambos de Purcell, bem como os projetos de música popular “Paulistano canta Beatles” e “Paulistano canta Queen”, com ampla aprovação de público e crítica. Em 2012 teve premiado o projeto “Semana de Música Brasileira em Valencia”, que levou o CORALUSP àquela cidade da Espanha.
André Juarez | Regente
Vibrafonista, maestro, compositor, arranjador e pesquisador, traz em seu currículo extensa atividade musical (didática e artística), e possui os seguintes títulos acadêmicos (com seus respectivos orientadores):
1 – Bacharel em Percussão (1985) – UNESP, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Prof. Dr. John Edward Boudler;
2 – Mestre em Artes (1995) – UNICAMP, Universidade Estadual de Campinas –
Prof. Dr. José Rezende de Almeida Prado;
3 – Músico Profissional (2001) – Magna Cum Laude, Berklee College of Music, Boston, (USA) – Profs. Gary Burton, Ed Saindon, Victor Mendoza e Dave Samuels;
4 – Doutor em Etnomusicologia Dialógica (2025) – UFPR, Universidade Federal do Paraná, orientador Prof. Dr. Edwin Pitre-Vásquez.
É regente e professor de estruturação musical no CORALUSP desde 1988, tendo também lecionado teoria da música, percepção e prática instrumental por dez anos na Universidade Estadual de Campinas (de 1990 a 2000), onde criou o AJ Quarteto em 1991, e o Grupo de Percussão da UNICAMP em 1992.
Atuante no campo da música popular e erudita, já se apresentou por todo o Brasil, em vários países latino-americanos e europeus, no Japão e nos Estados Unidos, ao lado de músicos consagrados. Atuou também como solista de diversas orquestras, sob a regência de maestros de renome internacional.
Dentro de seu repertório de concerto, além de suas transcrições de obras tradicionais (Mozart, Bach e Vivaldi), possui também obras que lhe foram dedicadas: “Concerto para Marimba, Vibrafone e Cordas” de Almeida Prado; “Concerto para Marimba” de Ernst Mahle; “Concerto para Vibrafone e Orquestra” (prêmio APCA -1997) de Edmundo Villani-Côrtes; sua obra autoral “Suíte Bacante” (p/ vibrafone e orquestra); além de mais de 40 solos escritos por significativos compositores brasileiros para seu CD “Vibrafone Solo”, de 1997, lançado pela Gravadora Eldorado.
Ao todo já realizou 19 gravações autorais, e fez inúmeras participações em trabalhos de artistas de variados estilos.
Conquistou em 2001 o prêmio “Bolsa Virtuose”, concedido pelo Ministério da Cultura a artistas brasileiros de destaque no cenário nacional (mais dois anos de estudos na Berklee College of Music), bem como os prêmios ProAc Edital da Secretaria da Cultura de SP, o Premio SESI, o prêmio USP de Intercâmbio Internacional, o ProAc ICMS
(4 vezes), e a Lei Rouanet com o projeto “Vibrafone Brasileiro”.
Já atuou como vibrafonista em várias bandas: Edwin Pitre & Son Caribe,
Grupo Carcará, Light Jazz Trio, Benny Goodman Sextet Revival, Mental Abstrato,
The Central Stcrutinizer, Tito Martino Jazz Band, Traditional Jazz Band, (AJAC 4)
André Juarez & André Christóvam Quarteto, Ulisses Rocha Quarteto, entre outras.
É regente do Grupo Azul do CORALUSP, líder do André Juarez Quarteto (MPB e jazz latino), da banda Le Petit Comité (jazz-rock), e do grupo Gato Preto (choro).
Em 2021 seu CD “Azul” ficou em primeiro lugar na seleção de vibrafonistas /
Jazz Station / Blog do Souteiro.
André Juarez é artista exclusivo Pôr do Som e Alves Instrumentos.
Antonieta Bastos | Orientadora de técnica vocal
Flautista e cantora formada pela UFMG, além de ser especialista em Educação Musical pela mesma instituição. Também possui formação em Fonoaudiologia e um Mestrado pela PUC-SP. Sua trajetória acadêmica inclui um MBA em Gestão Pública pela FMU, além de diversas especializações: Gastronomia Autoral pela PUCRS, Alimentação e Empreendedorismo pela mesma universidade, e Neurociência pela Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein.
Graduada em Gastronomia pela UNICESUMAR, possui conhecimentos em francês e atualmente estuda inglês e hebraico. No campo da música, dedica-se ao estudo de canto com a professora Berenice Barreira.
Além de sua carreira acadêmica e musical, tem uma trajetória de trabalho voluntário, com destaque para sua atuação com corais e também com refugiados. Em sua carreira artística, teve a oportunidade de se apresentar como solista na UFMG, na Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e no Theatro Municipal.
Beth Amin | Orientadora de técnica vocal
Beth Amin é cantora e cantautora, formada pela Berklee College of Music. É também fonoaudióloga especialista em Voz, mais especificamente em habilitação e reabilitação da Voz Cantada. É orientadora vocal do CORALUSP, Coral Universidade de São Paulo, desde 2001. Sua carreira de cantora iniciou-se nos anos 80, como cantora do grupo Beijo do CORALUSP, grupo vocal de intensa atuação principalmente em São Paulo, mas também em várias cidades do Brasil e exterior. Especializado em música popular, o grupo se apresentou com vários artistas importantes, dentre eles Gilberto Gil e Marlui Miranda. Com o grupo Beijo, gravou o CD “Beijo”, que teve indicação do antigo Premio Sharp, para melhor grupo vocal. Recebeu bolsa de estudos em 1994 para estudar música na Berklee College of Music, em Boston, Massachusetts, onde permaneceu até 1998. Lá esttudou com Hal Crook, Luciana Souza, Jerry Bergonzi e Bob Stoloff. Participou do grupo “Vocal Summit”sob a direção de Bob Stoloff, com o qual se apresentava frequentemente em Boston e viajou também para o Canadá, representando a Berklee . Ainda em Boston gravou seu primeiro CD solo , intitulado “Blue Morning”, com a participação de músicos importantes da cena jazzística da Cidade. O álbum com forte influência do jazz, tem sete composições próprias e regravações de canções de Tom Jobim, Caetano Veloso e Edu Lobo. De volta ao Brasil, retomou o trabalho no CORALUSP onde leciona até hoje, desta vez dando aulas e cantando no grupo de música renascentista dirigido por Tiago Pinheiro, com o qual gravou dois CDs. Em 2007 iniciou uma sólida parceria musical com o pianista cubano Yaniel Matos, que assina a produção musical e os arranjos do seu segundo CD autoral, “Poesia à toa” e do seu terceiro CD, intitulado “Túneis que traz parcerias com poetas paulistanos, musicando seus poemas. O seu quarto disco “Valsa no Tempo é uma parceria com o poeta Álvaro Faleiros e também com o músico Yaniel Matos, que assina a produção musical e os arranjos. Fez shows e palestras no Canadá, Colômbia e Alemanha sempre sobre seu trabalho com cantores e sobre música brasileira. Além dos álbuns, Beth tem vários singles autorais disponíveis em todas as plataformas de música. No momento, prepara-se para a gravação de um novo disco autoral, desta vez em parceria com Álvaro Faleiros e Camilo Carrara, que desta vez assina os arranjos e a produção musical. Recentemente Beth foi citada pelo crítico e estudioso musical Zuza Homem de Melo como um dos nomes que honram a música brasileira atual. É bastante atuante como professora de canto, certificada pelo método Somatic Voicework ™️ e professora assistente do mesmo no Brasil e nos EUA. Beth faz parte da diretoria da The Voice Foundation Brasil, importante fundação que reúne profissionais da voz, médicos, fonoaudiólogos e professores de canto do mundo todo, sendo frequentemente convidada a dar workshops e palestras no Brasil e exterior. Desde 2018 é preparadora vocal do Teatro Oficina, atuando no “Rei da Vela” e “Roda Viva”
Eduardo Fernandes | Regente
Eduardo Fernandes é graduado em Música (fagote) pela Unicamp e mestre pela USP, com a dissertação “O arranjo vocal de música popular em São Paulo e Buenos Aires”. Desenvolve pesquisa ligada à percussão corporal aplicada à música vocal. Foi sócio criador e presidente da APARC (Associação Paulista de Regentes Corais). Professor convidado de inúmeros cursos e festivais de música pelo Brasil como no Painel FECORS de Regência Coral (RS), Fórum Rioacappella de música vocal (RJ), entre outros. É membro do corpo docente dos Painéis de Regência Coral da FUNARTE. Atualmente, é diretor artístico do CORALUSP e regente do CORALUSP XI de Agosto, do CORALUSP 12 em Ponto, do Coral UNIFESP e do Coral Gogós. Também é maestro convidado de vários coros, atuando na montagem de programas, como por exemplo, Coral Jovem do Estado, Coral da Universidade Federal do Mato Grosso e Coral Juvenil do Projeto Guri Santa Marcelina. Tem artigos sobre música popular brasileira publicados na revista Desvendando a História e sobre canto coral no Brasil na revista International Choral Bulletin, publicação da International Federation for Choral Music.
Fernando Coutinho Ramos | Orientador de técnica vocal
Integrante do coro da Osesp desde 2000, Fernando Coutinho é pós-graduado pelo Centro de Estudos da Voz (CEV). Iniciou seus estudos de canto em 1991, no CORALUSP, onde atualmente é integrante da equipe de técnica vocal, atua como orientador professor de canto e solista. Foi aluno de Lenice Prioli, Helena Starzynski, Luiz Tenaglia e Marcos Thadeu. Atualmente é orientado por Inácio de Nonno. Em 1996, participou do Manfredonia Festival Arte, na Itália, na classe de Sofia Mukhametova. Integrou o coro da Sociedade Bach de São Paulo. Como solista, interpretou o Réquiem, de Mozart, e o Te Deum, de Dvorák, com a Orquestra Municipal de Campinas. Com a Osesp interpretou a Missa de Réquiem, do Padre José Maurício Nunes Garcia, a Paixão Segundo São Matheus de Bach, entre outros.
Marcia Hentschel | Diretora do CORALUSP e Regente
Natural do Rio de Janeiro, iniciou seus estudos musicais na cidade de Santos (SP), onde formou-se pianista pelo Conservatório Musical de Santos e pela Faculdade de Música de Santos. Posteriormente, radicada em São Paulo, aperfeiçoou-se nesse instrumento com o compositor e professor Amaral Vieira. Aos treze anos de idade, ingressou como cantora no Coral da Universidade Católica de Santos (CUCAS), grupo que viria a dirigir anos depois, tendo sua carreira musical redirecionada para a regência. Foi aluna de Juan Serrano, Oswaldo Luppi e Benito Juarez (regência coral) e participou dos Festivais de Inverno de Campos de Jordão de 1976 a 1978 nas classes de Robert Shaw, Bruno Wizuj e Diogo Pacheco. Em 1990, foi bolsista em regência orquestral no II Festival de Arte da Manfredonia (Itália), dirigindo nesta oportunidade a Orquestra Sinfônica de Craiova (Romênia). Participou do International Study Tours for Choir Conductors nas edições do Europa Cantat Festival realizadas em Barcelona – Espanha (2003), Mainz – Alemanha (2006), Utrecht – Holanda (2009) e Turim – Itália (2012). Atuou como regente convidada nos X e XI Laboratórios Corais de Itajubá (MG) e foi membro do júri do concurso e festival internacional de coros San Juan Canta, em San Juan – Argentina (2016). Ao ingressar como regente no CORALUSP na década de 1980, foi responsável pela introdução do trabalho coral-cênico nesta instituição, havendo realizado espetáculos como “Mberewá – o canto tribal”, com direção cênica de Priscila Ermel, a opereta radiofônica “A noiva do condutor”, de Noel Rosa e Arnold Glückmann, com direção cênica de Eduardo Hora, e as montagens “Pedacinho de Brasil” e “Tarde com Chico”, com direção cênica de Reynaldo Puebla. Possui um extenso histórico na direção de corais universitários e corporativos, que inclui o Coral da Faculdade Marcelo Tupinambá e coros de empresas como Pirelli, Petrobrás, Makro, Unilever, Alcatel, Tintas Coral, Dow Brasil, Ericsson Telecomunicações e Cabot Brasil. Atualmente estão sob sua direção o Coral “Max Feffer” (Suzano Papel e Celulose), o Coral da Sociedade Filarmônica Lyra, o Coral “Pinheiros Canta” (Esporte Clube Pinheiros) e grupos independentes. Desde 1984, integra o quadro de regentes do Coral Universidade de São Paulo (CORALUSP), ocupando, atualmente, o cargo de diretora.
Mauro Aulicino | Regente
Natural de São Paulo, iniciou seus estudos de música com Edna Baldassi, Roberto Vergal, Pedro Cameron (violão) e Laura Abrão (harmonia), e, posteriormente, flauta transversal com Toninho Carrasqueira (ULM) e José Ananias (Escola Municipal de Música), participando como flautista da Orquestra Jovem do Estado. Graduou-se em Composição e Regência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), na classe de Edmundo Villani Cortes (composição) e Samuel Kerr (coral). Foi professor na área de música da Escola Técnica Federal de São Paulo e Estruturação Musical na Universidade Assunção (UNIFAI). Desenvolveu atividades didáticas em oficinas culturais da Secretaria de Cultura do Estado e a da Cidade de São Paulo, na Estação Especial da Lapa (para alunos especiais), e lecionou Harmonia, Contraponto e Composição no CELMU. Iniciou-se profissionalmente na regência dirigindo o Coral da Faculdade de Odontologia da UNESP, sob orientação de Samuel Kerr. Posteriormente, integra a equipe de monitores corais do projeto Escola Aberta da Secretaria de Educação do Estado, regendo coro infanto-juvenil em escola da rede pública. Realizou curso de piano sob orientação de Paula Monteiro, regência sob orientação de Helena Starzynski (regência coral) e Benito Juarez (regência orquestral). Ingressou no CORALUSP em 1998 e desde 2002 é regente do CORALUSP LAPA e CORALUSP Dona Yayá.
Paula Christina Monteiro | Regente
Natural de São Paulo, ingressou no Coralusp como cantora ainda adolescente. Aos 18 anos tornou-se regente assistente. Formada em bacharelado em piano pela Escola de Comunicações e Artes da USP, estudou com Heloísa Zani, tendo feito mestrado na mesma escola sob a orientação de Amílcar Zani Neto. No Coralusp estudou matérias teóricas com Elizabeth Pinheiro e Damiano Cozzella, e regência com Benito Juarez. Em 1991 fez o curso sobre o Método Kodaly em Eztergom, na Hungria. Participou de várias obras com o Coralusp, tais como O Messias, de Haendel, Missa em si menor, de Bach, Les Noces, de Strawinski, IX Sinfonia, de Beethoven, Réquiem, de Mozart, Carmina Burana, de Carl Orff, entre outras, sempre atuando como cantora, regente-assistente e pianista co-repetidora. Em 2006 teve aulas de regência com o professor britânico Timothy Brown, da Clare College de Cambridge, durante o “XVI EUROPA CANTAT FESTIVAL” na cidade de Mainz, Alemanha. Em 2013 participou do Programa de Intercâmbio de Atividades de Cultura e Extensão da PRCEU/USP, no Berklee College of Music, em Valência/Espanha. Participou do “XX EUROPA CANTAT FESTIVAL”, em Tallinn, Estônia, em 2018. Em 2023 realizou com o Grupo Sul Fiato o Réquiem de Fauré e em 2024 o Stabat Mater de Pergolesi, com o Grupo Feminino e Sul Fiato do Coralusp.
Selma Boragian | Orientadora de técnica vocal
Selma Boragian integra a equipe artística do Coral da Universidade de São Paulo, o CORALUSP, desde 1999, tendo atuado como regente e professora de técnica vocal e teoria musical, e atualmente como arranjadora. É formada pela UNICAMP em Música Popular. Em 2018 terminou o Mestrado em Música na USP, com especialização em arranjos vocais para coro e orientação de Marco Antonio da Silva Ramos. Seu trabalho foi publicado pela editora européia “Novas Edições Acadêmicas”, em 2019. É fundadora do grupo vocal Arirê, onde participou como cantora e arranjadora. O quarteto vocal feminino foi indicado para o Prêmio Sharp pelo seu primeiro CD, em 1997, e foram finalistas do prêmio Visa-Vocal em 2002. Em 2003 lançaram CD em homenagem aos grupos vocais brasileiros, pelo SESC São Paulo, com direção de Fernando Faro. Com o compositor Eduardo Gudin, importante nome do samba paulista, gravou CD lançado em setembro de 2006, na nova formação do grupo “Notícias dum Brasil”. Os shows de lançamento foram no Sesc Vila Mariana, em São Paulo e em Berlim, com arranjos vocais de Selma e de Gudin. Selma gravou CD solo em 2013, com apoio do PROAC, em parceria com o compositor de trilhas sonoras Marcelo Pellegrini. Há 20 anos participa da gravação de trilhas de peças como “À margem da vida”, vencedora do prêmio Shell, entre outras. Estudou regência com Helena Starzinsky, Benito Juarez e Tiago Pinheiro, canto com Ná Ozzetti e Caio Ferraz, piano com Sérgio Carvalho, música com Cyro Pereira, Ricardo Breim e tantos outros, na Escola Municipal de Música e em Universidades. Elaborou e editou, de 2014 a 2020, mais de 170 arranjos vocais, para coro, muitos deles executados pelos grupos do Coralusp e da ECA (Escola de Comunicações e Artes da USP).
Sérgio Carvalho de Oliveira | Pianista
Sérgio Carvalho formou-se em cravo na classe de Helena Jank, em 1992, pelo Instituto de Artes da UNICAMP. Posteriormente aperfeiçoou-se com a cravista Maria Lúcia Nogueira, e estudou órgão com Elisa Freixo. Participou de festivais e oficinas, dentre os quais os de Campos do Jordão (1985), Curitiba e Rio de Janeiro (1989), Buenos Aires e Stuttgart (1997), além de diversos “masterclasses” de cravo e órgão. Na década de 1990 foi cravista e organista convidado pela Orquestra do Teatro Municipal de São Paulo, e na década seguinte pela Orquestra Sinfônica do Estado (OSESP). Como solista atuou na Orquestra da Sociedade Bach de São Paulo, na Orquestra de Câmara da UNESP, na Orquestra de Câmara da ECA-USP (OCAM) e na Orquestra Sinfônica da USP (OSUSP). Desde 2009 é intérprete e curador da série “Bach: tema e contratema” apresentada mensalmente no Espaço Cachuera! Em 2015 completou o doutorado pelo departamento de Música da ECA-USP e desde o ano de 2008 atua no CORALUSP como pianista e professor.
Tiago Pinheiro | Regente
Graduado clarinetista, especializou-se em canto na Berklee College of Music. Dirigiu o grupo Beijo do CORALUSP que, nas décadas de 80 e 90, investiu na pesquisa de interação cênica-musical em seus espetáculos e realizou parcerias com artistas como Marlui Miranda e Gilberto Gil, além de registros fonográficos e turnês nacionais e internacionais. Foi solista em diversas obras sinfônicas, entre as quais: Carmina Burana de C. Orff e Paixão segundo São João de J.S.Bach. Integrou o coro da OSESP entre 2000 e 2001. Foi regente titular do Coral Paulistano do Teatro Municipal de São Paulo. É regente titular do Coral Jovem do Estado desde fevereiro de 2015, quando iniciou uma reformulação artística no grupo. Atualmente rege o CORALUSP grupo Andante.